A castração apesar de ser um tema comum na vida de quem tem um bichinho de estimação é também um tema que gera muitas dúvidas já que existem diversas teorias, palpites e opniões sobre o tema. Visando esclarecer algumas dúvidas selecionei as mais frequentes para esclarecer pra você leitor do Dicas veterinárias!
O macho castrado deixa de fazer xixi por toda a casa?
Nem sempre. Quando o cão ou o gato é castrado bem novinho, geralmente até 1 ano de idade, tem mais chances de eliminar o problema de demarcação de território com urina. Porém para animais castrados adultos, nem sempre a castração resolve o problema, já que a demarcação, mais que uma ação hormonal, vira um hábito na vida daquele animal.
O macho castrado fica afeminado?
Mito. Tanto cães quanto gatos castrados demosntram interesse por fêmeas, podendo inclusive cruzar com elas, porém sem chance de ocorrer a prenhez.
O animal castrado fica bobo e gordo?
Mito. A castração não provoca obesidade, a grande causa do aumento de peso em animais castrados e o manejo errônio dos donos após o procedimento.
Animais castrados, tendem a ficar um pouco mais tranquilos (não bobo, apenas pode diminuir a frequência de atividade física) e também alguns, tem aumento de apetite.
Um animal que passa a comer mais, ou a mesma quantidade, com uma menor atividade física acaba engordando. Por isso, é importante que nos primeiros 6 meses pós a castração, o proprietário junto do veterinário, faça um esquema de alimentação, para evitar esse ganho de peso, aliado a estimulação de atividade física pelo animal.
Fêmeas só devem ser castradas após a primeira cria e machos após a primeira cruza?
Mito. A castração pode ser feita tanto em filhotes quanto em cães adultos. Tanto machos quanto fêmeas não ficaram “frustrados” por nunca terem cruzado ou por não ter tido filhotes.
A idade ideal para castrar um animal é muito controversa, existem diversas linhas de pesquisa, algumas acreditam que a castração antes do primeiro cio é mais benéfica, outros após o primeiro cio e também existe uma linha que acredita que a castração deva ser feita no animal adulto.
Fêmeas não devem ser castradas no cio?
Verdade. O útero fica mais “friável” (se rompe mais facilmente) e com uma maior irrigação, com isso fica mais propenso a ocorrer hemorragias e rompimentos dos orgãos, o que gera complicações durante a cirurgia.
Fêmeas castradas tem menos risco de desenvolver cancer de mama?
Verdade. O câncer de mama nas cadelas, ocorre principalmente por ação de hormônios. Quando castramos o animal, essa ação hormonal fica muito minimizada, consequentemente diminui considerávelmente os riscos. Ainda para as Fêmeas, com a castração eliminamos as possibilidades da cadela desenvolver piometra (infecção uterina.) Além disso, não só em cadelas, mas a castração pros machos também diminue as chances da ocorrência de câncer de prostata.
Além de todos os benefícios à saúde do seu animal, a castração também é o melhor mecanismo de se evitar as crias indesejadas. Hoje temos cada vez mais animais abandonados nas ruas e também cada vez mais doenças relacionadas a reprodução indiscriminada, com aparecimento de muitas doenças ligadas a genética como alterações comportamentais em diversas raças, displasia, alergias entre outras patologias.
Fonte: DicasVeterinárias
0 comentários:
Postar um comentário