Bicharada Pet Shop. Tecnologia do Blogger.
RSS

Gripe Canina


A gripe canina, também conhecida como tosse dos canis, ou traqueobronquite infecciosa canina é uma doença respiratória contagiosa que acomete os cães. Os principais agentes envolvidos são o vírus da parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica.
A transmissão da doença ocorre pelo contado direto entre os animais, contato com secreções e objetos contaminados. Por isso, os cães que frequentam petshops, hospedagens, parcão e outros locais onde temos um aglomerado de animais, estão mais suceptíveis a infecção.
Os sinais clinicos são tosse seca ou produtiva, secreção ocular, nasal e pulmonar. Com o avanço da doença o animal pode apresentar diminuição do apetite, febre, cansaço, depressão e dificuldade respiratória.
O tratamento consiste na administração de antibióticos e terapia de suporte, isto é, alimentação balanceada, manter a boa hidratação do animal, xaropes e anti-inflamatórios podem ser usados no alívio da tosse.
A Gripe canina pode acometer cães de todas as idades, raças e sexo.
Dificilmente a gripe leva um animal a morte, os casos mais graves são os não tratados, que podem levar a complicação com outras infecções secundárias e em filhotes pode-se apresentar uma forma mais grave da doença, podendo levar a pneumonia.
Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir a contaminação do seu cãozinho!
- Manter uma boa condição higiênico-sanitário do local onde o cão vive, assim como ficar a atenta a limpeza nos locais que o cãozinho frequenta como petshops, hospedagens etc.
- Vacinação preventiva com vacina polivalente e contra a gripe canina.
Nas vacinas polivalentes, seja déctupla ou óctupla o animal é imunizado contra a parainfluenza, além disso hoje contamos também com vacinas contra a gripe ganina que incluem a prevenção contra aBordetella bronchiseptica.
Fonte: Dicas Veterinárias

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário