Bicharada Pet Shop. Tecnologia do Blogger.
RSS

Raça: Llasa Apso


O lhasa Apso é uma antiga raça do Tibete, seus ancestrais são provavelmente o terrier tibetano e o spaniel do tibete. O lhasa apso era o cão dos templos e palácios tibetanos, criados por lamas e monges, sendo que os melhores e mais belos exemplares da raça pertenciam ao Dalai Lama. Na tradição local um cão desta raça nunca poderia ser vendido, apenas dado de presente como prova de gratidão e de respeito. Os lhasas eram os vigias dos templos tibetanos e considerados animais sagrados, reencarnações de antigos lamas segundo o budismo tibetano. Seu nome vem da própria capital do Tibete, a cidade de “Lhasa”, já a palavra “Apso” se refere a uma espécia de cabra local, de pêlo comprido, criada pelos pastores tibetanos. Esta pequena “cabra de Lhasa” só chegou ao ocidente durante o Século XX, através de oficiais do exército britânico, principalmente do Coronel Bailey, considerado introdutor da raça na Grã-Bretanha.

O Lhasa apso é um cão calmo e alerta, sensível e meigo com temperamento carinhoso e dedicado ao seu dono é um excelente cão de companhia. Cães desta raça são muito desconfiados com estranhos e serão bons cães de guarda de alarme que latem pouco. Os lhasas podem se dar bem com crianças mas não são cães que gostam de muita agitação, são cães traquilos e normalmente não acompanham o ritmo das brincadeiras infantis, normalmente são companhias melhores para adultos do que para crianças pequenas. Este é um cachorro de personalidade forte, com vontade própria e por isso são independentes e pouco obedientes (68ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren).

Lhasas Apsos são bons cães de apartamento mas que devem ser levados para passear diariamente. Seu pêlo longo e exuberante precisa ser escovado e desembaraçado todos os dias para evitar a formação de nós. Os donos também devem cuidar dos pêlos que caem sobre os olhos para evitar irritações oculares, prender o pêlo da parte de cima da cabeça com tranças ou laços é uma boa maneira de prevenir estes problemas. Cães desta raça também podem estar sujeitos à incidência de atrofia progressiva da retina que pode ser evitada com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada. Esta raça, assim como toda raça de pequeno porte deve manter uma boa higiene bucal para evitar a formação de tártaro nos dentes.

Fonte: SeuCachorro 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário