Bicharada Pet Shop. Tecnologia do Blogger.
RSS

Diabetes em Cães e Gatos

Cada vez mais fala-se sobre diabetes, mas o que muitos não sabem é que a diabetes também acomete cães e gatos. Assim como no homem, a diabetes não tem cura, mas existe tratamento que controla a doença, conferindo ao animal uma melhor qualidade de vida.

A diabetes se caracteriza pela não produção de insulina ou pela baixa produção de insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e é essencial para a vida. Para funcionar, as células do organismo precisam de energia (açúcar). A insulina é a responsável por permitir a entrada de energia na célula. Quando não existe insulina no sangue, ou em quantidade insuficiente, o açúcar permanece na corrente sanguínea, o que chamamos de hiperglicemia.

As causas de diabetes são predisposição genética, doenças infecciosas, pancreatite, obesidade, medicamentos (ex. glicocorticóides e progestógenos) e doenças preexistentes como hiperadrenocorticismo.

Os sinais clínicos mais precoces são a poliúria e polidipsia (animal urina demais e bebe muita água), polifagia (ingere muita comida) e perda de peso (animal que come muito, porém não engorda). Com o avanço da doença, o animal começa a apresentar anorexia, letargia, depressão e vômito. Alguns animais podem desenvolver catarata, levando a cegueira súbita.

Para se chegar ao diagnóstico é preciso fazer uma dosagem do nível de açúcar no sangue. Para isso é preciso coletar amostras de sangue do animal. Uma vez diagnosticada, inicia-se o tratamento.




O tratamento é semelhante ao tratamento em humanos e varia de acordo com a gravidade da doença em cada indivíduo. O controle da alimentação aliado a exercícios físicos é fundamental em todos os casos, porém para alguns pode ser necessário uso de hipoglicemiantes orais ou até insulina.

É preciso manter uma rotina rígida para animais diabéticos, de controle de alimentação e os medicamentos devem ser dados de acordo com as recomendações do veterinário, respeitando os horários e doses prescritas. Um animal diabético periodicamente passará por exames para que seja medida a taxa de açúcar no sangue. É um paciente que requer cuidados especiais e muito amor e dedicação do dono.

A expectativa de vida de um animal diabético é menor, porém seguindo o tratamento e recomendações corretamente, eles podem viver muitos anos e com qualidade de vida.

Fonte: Eu amo cães

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário